Educação Ambiental Crítica
A Educação Ambiental Crítica trouxe para o debate ambiental as questões socioeconômicas, identificando como uma considerável parcela da sociedade vem, ao longo dos anos sofrendo de maneira desproporcional com os riscos ambientais.
Verifica-se que a educação ambiental crítica preza pela discussão da temática da justiça/racismo ambiental a fim de politizar o debate e tratar da discriminação ambiental que afeta muitas comunidades excluídas socialmente. Esta temática socioambiental, por guardar características de transversalidade, permite estabelecer relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e refletir sobre questões ligadas à vida real.
Com isso, abrem-se espaços para saberes extracurriculares e outras questões em debate na nossa sociedade, como aquelas relacionadas à educação ambiental crítica e aos direitos humanos.
A ideia central do Jogo ECOJUSTIÇA é promover uma educação ambiental crítica, tendo por base o conceito de Justiça Ambiental, e permitindo a reflexão de alunos e professores sobre os conflitos ecológicos distributivos associados a uma degradação ambiental não democrática.